segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013


Vamos falar do que aconteceu em 2013 com o blog Euterpe despedaçada... podemos começar dizendo que o blog cresceu muito, só não cresceu e realizou mais projetos por falta de tempo de seus realizadores (Daniel MM e Tiago Malta), tivemos um longo período de pausas nas postagens e tivemos pouca produção de podcast comparado com o ano anterior, mas por incrível que pareça o número de admiradores aumentou, e antigas postagens andaram sendo revisitadas. 2013 também foi o ano do nosso primeiro aniversário, perdemos o Alan Costa mas ganhamos alguns colaboradores, vocês devem ter notado com algumas novas postagens (como a do Renato e a do Felipe Manhães). Recebemos alguns contatos de bandas e mesmo por falta de tempo ainda não conseguimos fazer uma analise de todas, mas conseguimos atender algumas como a Pil Regional e o Folhas da Tarde, quanto as demais, pedimos que esperem, 2014 está apenas começando.


Podcasts
Vamos falar dos Podcasts, afinal não foram muitos durante o ano, mas também tivemos algumas participações no podcast dos outros. Vamos relembrar que Daniel chegou a entrar para a equipe do Visão Histórica, que infelizmente terminou nesse mesmo ano, lá dirigiu e produziu o podcast Música histórica, que acabou tendo apenas um episódio, o segundo (Folcloristas e Geraldo Vandré) foi lançado aqui no blog com edição do Tiago Malta. Daniel também participou do Papo filosófico #5 (Carnaval) e do Lado B do Podtrash, falando sobre versões de músicas brasileiras. Daniel também participou do Na porteira cast 31, falando sobre Gandhi.

Foi então que surgiu a ideia de se fazer um novo projeto, baseado nos antigos disquinhos coloridos infantis, que narravam contos de fadas com algumas vozes interpretando os personagens, resolvemos então fazer o mesmo, narrando as óperas que contém belíssimas histórias, mas muitas vezes não são apreciadas por causa da longa duração das óperas (também por causa da língua que é cantada). O primeiro projeto foi o Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, o primeiro ato foi feito inteiramente pelo narrador, que tentava de alguma forma diferenciar sua narrativa e interpretar os personagens (em parte por causa de sua experiência em narrar jogos de RPG), mesmo essa primeira parte, mais "bruta" teve uma breve participação de Kell Bonassoli, que a partir de então estaria sempre participando e ajudando nesse projeto. O projeto evoluiu bastante no seu segundo Ato, contando com a participação de mais colaboradores como o Bruno Gunter, Ira Croft e do próprio editor, o Tiago. Por incrível que pareça essa segunda parte trouxe novos ouvintes ao blog, e fez mesmo alguns nos darem uma segunda chance (uma vez que os primeiros podcasts sempre tem uma qualidade menor), avisamos a todos que o projeto não parou, e estamos caminhando com ele, para finaliza-lo antes do meio desse ano. 

Tivemos nosso primeiro e último podcast no formato tradicional do ano, que foi sobre Ernesto Nazareth, feito apenas com Daniel e Tiago, nos voltamos mais para um assunto que interessa mais aos músicos e apreciadores de música, modificando nossa forma de apresentação o tornando mais dinâmico.

Textos mais visitados em 2013

Foi o texto que mais recebeu visitas, muitas delas chegaram através de buscas do google (obrigado google), essa postagem ficou devendo sua segunda parte e em 2014 pretendemos dar continuidade e fechar esse assunto.

Um dos trabalhos mais difíceis e gratificantes de 2013, em meio a multidão dos vários dias de manifestação, a equipe da Euterpe esteve nas ruas, e registrou os cantos de rua, em um verdadeiro trabalho etnomusicologico sobre os cantos de protesto, no olho do furacão. Com gravações originais feitas pela equipe. Vocês acham que a pesquisa parou por ai? Aguardem que temos mais coisas para vocês agora em 2014.

Música de protesto em todo Brasil
Foi a primeira parte do experimento da pesquisa citada acima, a principio começou apenas em um ato de reunir tudo que estava sendo produzido em música sobre as manifestações, a postagem foi atualizada até o final do ano, sendo possível observar as músicas que foram produzidas enquanto as manifestações de rua ainda estavam acontecendo e no final quando os protestos estavam diminuindo.
2014 está ai, o que nos espera?

A morte é sempre objeto de interesse de muitas pessoas, ainda mais quando ela está relacionada com uma música que segundo as lendas: pode matar! Essa postagem chamou muito a atenção, a conclusão é feita sem supertições ou fantasias. Sua construção foi feita basicamente para se comparar com a Obra Tristão e Isolda de Richard Wagner, feita na segunda parte Música da Morte: Tristão e Isolda de Richard Wagner.

Acabou a Radio MEC?
Pois nesse ano de 2013 presenciamos mudanças drásticas na antiga Rádio MEC, que "aposentou" as antigas dependências da rádio, isso não deixou os antigos ouvintes e funcionários nada satisfeitos. O processo ainda se desenrola e a rádio MEC existe pela rádio EBC ainda.

Outras postagens para relembrar

Anatomia, Audição e Ondas Sonoras
Postagem para entender melhor como funciona o ouvido humano, o texto explica as diversas partes do ouvido e como reconhecemos um som. O texto ainda se aprofunda em percepções auditivas, como percebemos e as diversas intensidades.


Os 62 Tecladistas mais "Maneiros" do mundo

A polêmica lista dos 62 tecladistas mais maneiros segundo Tiago Malta, apresentando alguns tecladistas mais conhecidos e outros nem tanto, por que esses são os tecladistas mais maneiros? dá uma olhada na postagem.






Sala de Concerto: O rei do camarote
Uma brincadeira com a moda que surgiu na internet, sobre o Rei do camarote, uma entrevista da revista Veja a um plaboy nas noites de balada, resolvemos brincar com o tema e falar do Rei do camarote nas salas de concerto, apesar de ser uma brincadeira, o texto contém algumas verdades que só os músicos conhecem.

Dicos de chocolate
você pode ouvi-los e depois simplesmente dar uma mordida e come-los, descobrimos que isso existe! E que a ideia não é tão nova como Marinho Biskic tenta fazer parecer.

Novos Colaboradores.


Renato
Esse rapaz bonito e redondo ai na foto, é um dos novos colaboradores do blog, já começou com sua coluna própria o Faixa por Faixa. A ideia do Renato e fazer algumas resenhas de álbuns, conhecidos ou não, na verdade ele vai fazer o que der na telha. Começou com o pé direito falando sobre o polêmico KanyeWest!

Novos projetos

Partituras
Também queremos atender a galera que sabe tocar e lê partituras, então nada melhor que criar uma série de partituras, dos mais diversos tipos, desde partituras de bandas, filmes até algumas mais complexas, e por que não partituras para provas de vestibular?

Base Colaborativa
Elaborado pelo Felipe Manhães, nosso responsável pelas artes finais nos desenhos, ou mesmo de desenhos originais feitos por ele (podem conferir a arte dele no Ato 1 do Anel dos Nibelungos). O lance é fazer música junto estando longe! Como isso é possivel? Na base colaborativa.

Agradecimentos

É sempre impossível citar todo mundo, mas queremos agradecer a excelente parceria com o Eremita do Iceberg, sempre com tirinhas sensacionais, cercadas de humor e sarcasmo do Diego Marinho.
Agradecemos ao Mitografias pela divulgação do nossa narrativa do Anel dos Nibelungos, em especial ao Leonardo Mitocondrias que é o criador e diretor do site.
Agradecemos ao Márcio Etiane e seu site o Via Filosófica, pelos contatos e pelo convite de gravar um podcast.
Também devemos agradecer a Randal Bergamasco, o cara do Na porteira cast, também pelos contatos e pelo convite de gravação.
Agradecemos a Andressa Pirola por estar sempre compartilhando o conteúdo da Euterpe, valeu mesmo Andressa!


É isso ai galera, que 2014 venha com mais projetos e mais realizações para todos, agradecemos a participação de vocês, e como tem acompanhado nosso trabalho, um feliz ano novo a todos!




Um comentário:

  1. Eu é que agradeço a parceria!!
    E que esse ano seja muito bom pra todos nós!!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir