sábado, 15 de junho de 2013

Knocking´on Heaven´s Door, de Dylan a Zé Ramalho, as muitas "caras" da música.

Bob Dylan

 “Knocking´on Heaven´s Door” é uma das músicas que mais recebeu versões até hoje, ela foi criada por Bob Dylan em 1973 para o filme Pat Garrett & Billy The Kid, o álbum leva o mesmo nome do filme. Pretendo mostrar e comentar todas as versões e como se deu a modificação da música até Guns n´Roses e pós Guns, mostrar como a cada nova versão da música original de Dylan ganhava novos elementos e ideias.
Trailer do filme “Garrett & Billy The Kid”




Bob Dylan
Neto de imigrantes Judeus russos, escreveu os primeiros poemas ainda aos dez anos e na adolescência aprendeu a tocar piano e guitarra sozinho. Imitava Little Richard e Buddy Holly, mais tarde quando vai para a Universidade de Minnesota em 1959, ele volta-se para o estilo Folk.

Knocking´on Heaven´s Door
Foi escrita e gravada em 1973 para o filme “Pat Garret & Bily the Kid”, ela ganhou muitas versões e hoje se confunde sua autoria com o grupo Guns n´Roses. Muitos grupos gravaram essa música como Eric Clapton, Roger Waters, Bom Jovi, U2 e até Zé Ramalho. É interessante observar a quantidade de versões que surgiu, e mesmo que ela tenha sido marcada (ou até mais popularizada) com o grupo Guns n´ Roses, veremos que existiam inúmeras versões antes deles, versões que teriam moldado a música até o formato que conhecemos hoje.
A música de Dylan em uma das cenas finais do filme

Nesse site você pode ouvir a original completa. Observe que todas as músicas tem em média 2:30 e essa parece ser a duração da original.



Um Versão do próprio Bob Dylan
Encontrei o mesmo Bob Dylan fazendo uma outra versão de sua própria música. Talvez ele mesmo tenha sido influenciado pelas muitas versões que surgiram desde que criou a música pois nessa versão Unplugged realizada em 1995 podemos mesmo ver um pequeno solo de gaita de boca ao meio da música, e a música fica com uma duração maior que a original do filme.



As primeiras versões
Arthur Louis

A primeira versão foi de Arthur Louis que foi lançado em 1975, ele gravou em estilo Reggae uma semana antes de Eric Clapton. Além de ser a primeira versão da música é também a primeira versão em Reggae, além disso Arthur acrescenta um pequeno solo de guitarra perto do fim da música fazendo a música ficar um pouco mais extensa.



Eric Clapton

Eric Clapton lança uma versão ao estilo Reggae usando o arranjo de Arthur Louis, um pouco mais lenta que a versão original. O solo de guitarra é um pouco mais desenvolvido por Clapton (em 2:30).

Kevin Coyne

Kevin Coyne (1944-2004) fez sua versão em 1976 e interpretou a original a sua maneira, colocando sua forma de cantar, prolongando mais o solo da guitarra e seu fraseado, o que certamente viria a influenciar as versões seguintes (escute em 2:57), Coyne também inova com uma finalização ao invés de usar o efeito “fade out” (onde o som fica mais fraco gradativamente).

Peter Carr

o Guitarrista Peter Carr fez sua versão em 1978, ele estende bem o solo de introdução e usa um pouco mais de distorção, enche a harmônia da música com um Hammond Organ, típico nas bandas dos anos 70, faz a bateria ficar mais presente, e claro, mostra toda sua virtuose no solo ao meio da música (em 3:08), chega a ser exagerado na duração do solo. Peter faz então com que Knocking ganhe uma nova cara, uma nova opção de como ser tocada.


Até a segunda parte!





Um comentário: