domingo, 2 de dezembro de 2012

A Lenda de John Henry

 
Os Estados Unidos do Norte também possuem um folclore rico; um deles é o personagem John Henry, um gigante negro que, depois da guerra civil, torna-se um homem livre. Ele trabalhava na linha ferroviária entre Chesapeake e Ohi. Aclamado por sua destreza e força, superava qualquer homem no trabalho, o que não era fácil – martelar trilhos e abrir pedreiras era só o início.
Conta a Lenda que um dia um novo equipamento chegou à região; a máquina sozinha era capaz de fazer todo o trabalho. Afirmava-se então que poderia superar o melhor homem que tivessem. Claro que não poderia acabar de outra forma; uma disputa contra o melhor trabalhador da região: John Henry. O gigante enfrentaria a máquina. Fora decidido que ambos deveriam furar uma pedreira! Quem chegasse ao outro lado seria o vencedor. Então, de forma mais que sobrenatural, Henry não empunhou apenas um martelo, mas dois! Conta-se que ele derrotou a máquina na disputa, chegando ao outro lado primeiro e erguendo os dois martelos em vitória, para, em seguida, como um herói, morrer de exaustão (ou ataque cardíaco em algumas versões).

John Henry realmente existiu?
Conta-se que John Henry realmente existiu, assim como outros homens no século XIX que trabalhavam na expansão ferroviária, e são muitas as variantes da sua história, o que deixa dúvidas se foi uma lenda criada, ou ainda, se foi alguém que realmente existiu. As variantes são muitas, mas nada disso é possível comprovar; o mais provável é que tenha realmente existido e, posteriormente, a lenda criada, a fim de exemplificar no mito a força do trabalho da qual o país precisava para evoluir.


Música
Vamos lembrar que entre 1930 e 1941 muitos intelectuais foram ao povo coletando e gravando as músicas folclóricas antigas da América do Norte. Tudo isso fazia parte do movimento “revival”, no qual buscavam as fontes “puras” do jazz e da música folclórica. Tais buscas foram influenciadas pelo New Deal de Roosevelt, que aconteceu entre 1933 e 1937. A lenda de John Henry já era cantada no folclore americano; com a pesquisa e o movimento “revival”, ela passou a ser reproduzida por muitos artistas como Johnny Cash.
Legend of John Henry´s Hammer


Animação da Disney
Em 2000 a Disney fez um curta sobre John Henry, com direção de Mark Henn, escrito por Shirley Pierce e produzido por Steven Keller. O desenho é cheio da música Folclórica Estado-unidense.







Bibliografia
HOBSBAWM, Eric. História social do Jazz. Paz e Terra: São Paulo, SP, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário