sábado, 18 de agosto de 2012

Os Saltimbancos


Origem da Obra Músical
Conta a historia de 4 animais que se encontram em uma estrada, fogem de seus patrões que os maltratam e formam um conjunto musical, buscam um futuro melhor e mais feliz.
A Letra é do Italiano Sérgio Bardotti (1939-2007) que trabalhou junto do músico Argentino Luis Enriquez Bacalov (1993, ganhador do Oscar de Melhor tinha sonora em 1994 com o filme, o Carteiro e o Poeta). Mais tarde o Musical ganhou uma versão em português por Chico Buarque, com a participação de Nara Leão e MPB4, em 1981 os Trapalhões também fizeram uma paródia chamada “Os Saltimbancos Trapalhões”.

Os Músicos de Bremem
O Musical foi inspirado no conto de fadas: Os Músicos de Bremem dos Irmãos Grimm. É a história de um burro, um cão, um gato e um galo, que são maltratados pelos donos então decidem ir para Bremem, a cidade onde terão uma vida melhor.
Segundo algumas interpretações, essa fábula teria um significado, onde representa as diferentes Classes do povo, onde os donos são os regentes feudais e Bremem que era uma cidade livre onde não existia o feudalismo, ela fica ao norte da Alemanha e hoje é uma cidade independente.
Os Músicos de Bremem de 1951.
Comentários Euterpianos
A adaptação de Chico Buarque ficou ótima, e é linda a composição de Sérgio Bardotti, de fato música para criança que faz muito adulto chorar quando ouve, a obra é marcada por músicas que ficaram muito famosas, como a “A História de uma gata”, também observo a música “Minha canção “, que a meu ver é uma ótima ferramente para ensinar crianças nas primeiras notinhas musicais, diversos trabalhos nascem hoje, como a galinha pintadinha, ou o grupo Palavra Cantada, que tem feito um ótimo trabalho, mas não devemos esquecer desse clássico que aos poucos vai sendo esquecido, uma importante ferramenta que deveria fazer parte da formação de toda criança.

Liberdade e relação de poder
Dentre outras obras que abordam os animais e essa relação de poder, posso citar a Revolução dos Bichos de George Orwell, que é uma critica dura ao Totalitarismo, teve sua primeira versão em 1945, vale a pena uma leitura, o uso de animais em fábulas sempre foi uma ótima ferramenta, seja em obras infantis ou mais sérias como no caso de Orwell. Vale lembrar que a música da gata (A História de uma gata) faz uma alusão a Revolução Francesa de Igualdade, Liberdade e Fraternidade, isso fica mais forte na música "todos juntos somos fortes" que utiliza o tema da "Fantasia para piano, coro e orquestra" de Beethoven. Essa relação torna evidente a tensão sombria da época em que Chico Buarque escreveu sua adaptação para Os Saltimbancos em meio à ditadura militar brasileira.
Todas as Músicas com Chico Buarque
 
Versão dos Trapalhões


História de uma Gata
Fontes
http://www.radio.uol.com.br/#/album/os-saltimbancos/os-saltimbancos/15523

Um comentário:

  1. Amei esse post.
    Nostalgia pura *_*
    Tenho o livrinho dos Irmãos Grimm até hoje com a história... amo muito e com toda certeza será lida para meus filhos.
    Parabéns pelo post.

    beijos

    ResponderExcluir